Engana-se aqueles que pensam que a formação está associada única e exclusivamente as instituições de ensino. Dentro das empresas podemos ver a implementação de programas de formação e educação continuada a fim de promover oportunidades e um maior desenvolvimento aos colaboradores, onde os próprios funcionários passam adiante seu conhecimento, possibilitando os funcionários estarem a par das práticas, mudanças, valores e/ou visão da empresa.

Tendo em vista que, diariamente, são geradas inúmeras informações dentro de uma empresa, como podemos transformá-las em conhecimento?

Antes de tudo, temos de entender a diferença entre informação e conhecimento. Informação é todo dado gerado dentro de sua empresa, ou encontrado em livros, websites, etc., e a partir do momento que um profissional estuda e compreende essa informação, a mesma transforma-se em conhecimento. Este conhecimento está presente dentro de cada colaborador em cada área específica da empresa, devendo atentar-se de não haver a monopolização do conhecimento, mas sim o compartilhamento em estudos continuados e workshop internos.

E quais os métodos para aplicar um estudo continuado dentro da minha empresa?

É simples, primeiramente devemos ter um foco especial no assunto que queremos compartilhar com os demais. A partir daí, responsabilizamos o colaborador com maior domínio do assunto para montar um plano de estudo continuado.

Esse plano poderá ser desdobrado desde palestras, cursos ou material de leitura que deverá ser distribuído para os colaboradores, e se possível, aplicar com workshops.

Não menos importante que o estudo, dá-se a capacitação de novos funcionários pelos mais antigos, transmitindo assim os valores e missão da empresa como um todo.

Quer saber mais sobre educação continuada de colaboradores? Confira em: